Evento literáro: Descobrindo Mulheres – conversa com escritoras

No dia primeiro desse mês tive o prazer de participar do evento Descobrindo Mulheres: conversa com escritoras. Uma iniciativa linda do coletivo Mulheres Escritas (conheça mais aqui!), que tem como objetivo promover a literatura escrita por mulheres. Essa super reunião de escritoras se deu na Faculdade de Letras da UFMG durante uma semana e foi simplesmente lindo!

Com meu livro infantil, A Última Tourada.

Veja como foi minha participação e as questões importantes que surgiram por lá.

Quando a autora Bruna Kalil Othero me convidou para participar desse evento eu fiquei mais que feliz. Nada mais incrível do que voltar à faculdade que me formei para falar dos meus livros (estava sempre lá falando de livros dos outros rs). A organização foi ótima e a divulgação do evento foi linda. Uma pena que atualmente moro em outra cidade e não pude ficar para apreciar todas as escritoras convidadas. Mas fucei todas elas online e descobri trabalhos ótimos!

Eu sendo eu.

A minha fala foi bastante informal e fiquei feliz de ver rostos de amigos no auditório bem como desconhecidos (é sempre bom mostrar nosso trabalho pra outras pessoas). Falei da minha trajetória literária, da minha experiência com a publicação de e-books, dos blogs literários, sobre escrever contos. Mas acho que o assunto mais importante foi mesmo a questão de se afirmar como escritora. Com marca de gênero.

Isso foi o que mais me impactou nesse evento: quantas escritoras somos! E onde é que estamos? Só depois que comecei a publicar é que fui descobrir a mulherada que está por trás de um grande movimento na literatura de nossos tempos. Daí a importância de eventos como o Descobrindo Mulheres, que coloca em evidência o trabalho produzido por nós no meio literário em suas várias vertentes.

Esse evento me fez ficar pensando por um bom tempo. Perguntas boas vieram da plateia e o papo com os presentes foi bem interessante. Mas a melhor questão (e mais difícil de responder, como costumam ser as boas questões) foi mesmo a da Bruna Kalil Othero: como é que faz pra chegar até o público? Pra não ficar escritor escrevendo pra escritor e é isso?

Bem, talvez uma forma seja exatamente promover eventos como esse, chamar a galera, trocar ideia, mostrar para o público que nós escritoras existimos. E que somos um mundo inteiro de possibilidades.

Basta se abrir para conhecer o nosso trabalho.

*

Você pode conhecer meus livros publicados clicando aqui.

Comente!