Li esse livro faz algum tempo, mas não poderia deixar de comentar dele. Foi uma leitura tão gostosa, cheia de frases poéticas e aquele quê confessional que não é meloso, mas emotivo. Daqueles livros pra voltar e reler um pedacinho quando der vontade.
Primeira frase de um livro não escrito que vai agradar quem gosta de crônicas, contos e prosa poética. Leitura perfeita para fazer esperando ônibus, no celular ou naquela tarde chuvosa.
Já tinha falado que a Cássia Pires virou escritora nesse post aqui. Na época, ela tinha lançado seu primeiro livro de crônicas, todas sobre ballet clássico, o Dos Passos da Bailarina. Agora seus textos vão falar dos assuntos mais variados: infância, memórias, sentimentos, mulheres, vidas.
O que mais me impressionou foi mesmo a capacidade de Cássia de criar tanto com poucas palavras. Durante a leitura, eu tinha vontade de sair marcando tudo. Alguns dos meus favoritos para vocês sentirem o clima:
Todos se curvam às princesas.
Mas são as plebeias que mudam o mundo.
Em “Eu não sou uma princesa”
Quando menina era fácil,
bastava ter brinquedo, bolo e brigadeiro.
Agora mulher nada basta,
há sempre um vazio por dentro.
Não importa, eu vou dançar o dia inteiro.
Em “Aniversário”
Cássia lidou com questões do feminino com tanta leveza e profundidade nesse livro que essa foi, para mim, a grande qualidade de Primeira frase de um livro não escrito. Situações reais, medos reais, tudo tão palpável e pessoal, mas ao mesmo tempo capaz de nos levar a uma reflexão questionadora sobre nossa sociedade e nossos modos de pensar.
A autora diz que o livro surgiu de textos seus escritos a muito tempo, agora organizados em forma de livro. O que me faz pensar o que a senhora Cássia Pires anda escondendo em suas gavetas e arquivos. Se essa é a primeira frase, imagina o resto? Vou aguardar ansiosa um próximo livro.
Os textos são em sua maioria bastante curtos e podem ser lidos rapidamente. Uma boa ideia é ler um por dia, um pouquinho aqui e ali. Não tem desculpa para não ler. Um exemplar custa R$6 no formato ebook na Amazon. Você pode ler no seu tablet, celular, e-reader, computador… É uma leitura mais que recomendada, marcante e deliciosa!