Nada mais que o normal – Novo livro no Wattpad

Nada mais que o normal é meu primeiro livro de temática adolescente. A narradora é Luísa, uma garota de 15 anos com humor bastante irônico, armada de uma conta no Twitter e um blog. O que ela quer? Entender como funciona sua vida normal com direito a uma mãe superprotetora, amigos que não sabem o que querem e um encontro misterioso num banheiro da pior festa de quinze anos da história.

Ou pelo menos, é isso que ela acha. Conheça um pouco mais dessa história que está sendo publicada semana a semana no Wattapd!

Nada mais que o normal nasceu mais de cinco anos atrás, quando participei de um concurso literário para jovens leitores. Não ganhei, mas Luísa e seus amigos Théo, Priscila e Adriana (para não falar do misterioso Rafael) ficaram na minha cabeça por muito tempo. A ideia era fazer uma história adolescente que falasse dos problemas normais da vida. Nada de superpoderes, conspirações, adolescentes milionários bebendo suco de melancia. Todos seriam reais.

O livro foi como um protesto à literatura publicada na época, cheia de idealizações e exageros em relação à adolescência. Foi também um modo de eu dizer meu adeus final a essa fase da minha vida, que já tinha acabado a alguns anos, mas que ainda permanecia na minha memória. Daí ficou na gaveta.

Desde então me tornei uma escritora publicada e muita coisa mudou. Publiquei contos em editoras, participei de eventos literários, ganhei dinheiro escrevendo. Desde 2012 a escrita passou a ser uma parte importante da minha vida, inclusive profissional. Meu estilo evoluiu e me adentrei mais para um lado dramático e melancólico da ficção especulativa, principalmente depois da última revisão do meu romance distópico, Metrópole, que ainda não foi publicado.

A questão é que eu fiquei imersa num mundo de protagonistas problemáticas fazendo reflexões sobre coisas complicadas e grandiosas. Foi aí que senti falta de uma escrita simples, com personagens comuns e corriqueiros. E me lembrei de Nada mais que o normal na gaveta. Talvez fosse a hora de revisitar essa história e mostrá-la ao público.

Obviamente que não sou a mesma pessoa que escreveu esse livro tantos anos atrás, como a Karen Alvares apontou quando leu o original. Foi por isso que decidi fazer algumas mudanças estruturais na história, reescrever uma coisa aqui e outra ali, atualizar as referências para o mundo em que vivemos hoje (e como esses mais de cinco anos fizeram a diferença!). Mas Luísa ainda é a mesma, engraçada e irônica, assim como seus amigos.

Publicar o livro no Wattpad foi uma vontade de compartilhar essa história de uma forma mais próxima dos leitores, como vivi na época em que escrevia fanfics e tinha a mesma idade que a Luísa. Por isso, um capítulo novo sai a cada semana.

Nada mais que o normal é uma comédia sobre a fase menos normal da vida, como eu costumo dizer. E apesar do público alvo ser o adolescente, nada impede que leitores de todas as idades possam ler e, quem sabe, relembrar um pouquinho como é ter quinze anos e não saber o que fazer.

Você pode ler Nada mais que o normal de graça no Wattpad clicando aqui! Capítulos novos todo fim de semana!

Você pode acessar o Wattpad no seu computador ou baixar o aplicativo para celular/tablet e ler onde quiser. Não deixe de comentar e deixar suas impressões!

Gostaria agradecer imensamente à Karen Alvares, que, como sempre, fez as críticas necessárias e me incentivou a colocar essa história no mundo.

Comente!