Resenha de livro: Mentirosos

porMelissa de Sá

Resenha de livro: Mentirosos

Sabe aquele livro que você termina de ler e fica pensando nos personagens e na trama por horas, dias? Aquela história simples mas que tem um impacto profundo na gente? Pois é, Mentirosos é assim. Começou devagar, levemente interessante, e terminou avassalador.

Ficou interessado? Pois continue lendo a resenha!

Comprei esse livro na Bienal do Livro de Minas Gerais por indicação da querida Karen Alvares. Já tinha ouvido falar muito bem de Mentirosos, mas não imaginava que ele figurar no topo da minha lista de Melhores Leituras de 2014!

A protagonista é Cadence Sinclair, uma garota de 16 anos de uma poderosa família dos Estados Unidos. Cadence tem tudo o que quer e passa os verões na ilha de seus avós (é, esse é o nível de riqueza que estamos falando). Os Sinclair têm suas tradições e o avô de Cadence deseja a todo custo manter o status da família, mesmo que suas três filhas já não demonstrem mais o antigo padrão de superioridade por conta de casamentos frustrados, filhos problemáticos e problemas financeiros.

Cadence já foi a queridinha do avô. Foi. Isso porque agora ela não vai mais à escola pois é portadora de uma estranha doença mental que a impede de se lembrar do que aconteceu no “verão dos 15”. Ele tem algumas poucas memórias do ocorrido, no entanto: uma forte dor de cabeça e ser encontrada no mar. O que será que aconteceu? Por que ninguém fala do acidente de Cadence na ilha? Por que seus primos, até então inseparáveis, não respondem mais sua mensagens? O que os Sinclair estão tentando esconder?

Disposta a responder essa perguntas, Cadence volta à ilha de seus avós para tentar reconstruir o verão dos 15 e ganhar suas memórias – e sua identidade – de volta.

A escrita de E. Lockhart é fluida e sensível, tratando de temas polêmicos de forma tranquila, mas profunda. É impressionante como conseguimos nos identificar com Cadence, mesmo que ela seja de uma realidade completamente diferente da maioria de nós (tem alguém aqui nesse blog que é herdeiro de uma família milionária? Foi o que imaginei…). Todos os personagens secundários – os primos Johnny e Mirren, o amor de infância de Cadence, Gat, as três filhas do avô Sinclair – são extremamente bem desenvolvidos. E é interessante como o livro questiona todos eles. Num momento, podemos pensar algo, mas páginas depois um outro lado é mostrado, apenas para nos deixar sem chão.

Não vou contar mais porque acho que Mentirosos é um livro que deve ser lido com toda a surpresa. Só digo que fechei aquelas páginas com um aperto estranho no coração. Uma história sobre juventude, amor, família e escolhas ruins que duram uma vida inteira.

Mais que recomendado!

Sobre o Autor

Melissa de Sá administrator

Melissa é escritora e fica hiperativa com açúcar. É autora da distopia Metrópole: Despertar, publicada pela Editora Draco em 2016, e do livro infantil A Última Tourada, adotado em centenas de escolas no Brasil. Tem contos publicados em diversas antologias das editoras Draco, Buriti e Cata-vento.

1 comentário até agora

Karen AlvaresPostado em4:01 pm - mar 24, 2015

Esse livro é muito bom. Muito bom!!!
Fiquei feliz que tu curtiu a leitura, Mel. Indicar um livro pra alguém comprar sempre traz aquele sentimento de responsabilidade, né? rs
Mas esse livro é ótimo. O final? Um chute no estômago. Com força.

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: