Resenha de Livro: Aristocracia Perdida

porMelissa de Sá

Resenha de Livro: Aristocracia Perdida

Lembram do Gossip Girl? Aquela série dos ricaços em Nova York? Roupas caras, festas VIPs, fofocas da elite. Pois bem, pensem agora em como seria tudo isso se passando no Rio de Janeiro. Só que adicione uma escrita viciante a isso tudo. Imaginou? Então você pensou em “Aristocracia Perdida”.

Esse conto em formato ebook está totalmente fora da minha zona de conforto. Mas sabe de uma coisa? Eu adorei! A escrita de Fabiana Madruga é extremamente envolvente e o conto é devorado em um minuto. Eu confesso: não sou nem um pouco fã desse tipo de história, mas quero o próximo livro AGORA!

“Aristocracia Perdida” é o exemplo literário de que sair da nossa zona de conforto pode nos render experiências incríveis. Até porque boas narrativas acontecem em todo os gêneros, não apenas nos nossos favoritos. Vou me lembrar disso mais daqui pra frente.

Fiquei sabendo do conto através dessa resenha no blog Por Essas Páginas e pensei: por que não? Parece mesmo bom. Afinal, o conto custa apenas R$1,99 na Amazon. Mas eu sinceramente não imaginava que devoraria o ebook com tanta rapidez nem que me veria ansiosa com o lançamento da série com a mesma ambientação, O Clube dos Herdeiros.

A história é muito simples: uma narradora bastante sarcástica e irônica é quem nos leva de volta ao Leblon do final dos anos 80. Através de seus comentários nem um pouco apropriados, conhecemos as amigas Lílian, Alice, Helô e Jacqueline. Elas vivem uma vida muito distante da maioria de nós, afinal, são podres de rica, mas seus dilemas são muito reais: amizade, traição, ansiedade, problemas na família, decepções…

Pra mim foi isso o que mais valeu no conto: o fato de que consegui me conectar a todos os personagens, mesmo eles sendo ricos e um tanto fúteis. Consegui ver neles algo humano que me fez querer continuar lendo. Fabiana Madruga escolheu o tom da narrativa como ninguém e apresentou seus personagens com maestria. Sinceramente, não tem o que pôr defeito. É impossível parar de ler.

Comecei essa resenha fazendo uma comparação com a série de TV Gossip Girl, mas existe uma diferença crucial: os livros são bem escritos. Nunca li os livros de Cecily Von Ziegeser, que deram origem à série, mas minha irmã leu alguns e me disse que a narrativa era bem pobre e meio que inverossímil. Garanto que é o exato oposto de “Aristocracia Perdida”. Eu fiquei bastante ansiosa numa determinada parte da história de tão envolvida que estava! Aquela sensação de que vai acontecer um desastre a qualquer momento e quando acontece… ai.

Esse conto funciona como um prólogo para Clube dos Herdeiros, um livro que promete nos levar para a elite do Rio de Janeiro, mas agora nos dias atuais. “Aristocracia Perdida” tem aquele gostinho de “como tudo começou”. Mal posso esperar para ler um romance inteiro da Fabiana Madruga.

“Aristocracia Perdida” está disponível na Amazon por apenas R$1,99 (dá pra ler no tablet, kindle, celular, computador, etc). Clique aqui.

Clube dos Herdeiros será lançado pela editora Draco em breve. Volto com notícias assim que sair.

Sobre o Autor

Melissa de Sá administrator

Melissa é escritora e fica hiperativa com açúcar. É autora da distopia Metrópole: Despertar, publicada pela Editora Draco em 2016, e do livro infantil A Última Tourada, adotado em centenas de escolas no Brasil. Tem contos publicados em diversas antologias das editoras Draco, Buriti e Cata-vento.

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: