Evento literário: Visita à escola Maria de Lourdes (São José da Lapa – MG)

porMelissa de Sá

Evento literário: Visita à escola Maria de Lourdes (São José da Lapa – MG)

Na quinta-feira 5 de junho aconteceu um evento muito especial: conheci uma turminha de leitores muito animados numa escola em São José da Lapa (35 minutos de Belo Horizonte). A professora Deise Rocha me convidou para falar do meu livro infantil, A Última Tourada, e passsei uma manhã incrível com meus leitores curiosos. Eles sabiam tudo do livro!

Uau!

Continue lendo para saber mais como foi esse evento mágico!

A Última Tourada é um projeto muito gratificante: por ser um projeto pedagógico que envolve música e litetura disponível gratuitamente na internet, sempre tenho notícias de professoras que utilizaram o projeto em suas salas de aula. A primeira foi a Neusa Cristina, de Pindaí, que fez um trabalho lindo com seus alunos lá na Bahia! Até fiz um vídeo pra agradecer todo o envolvimento deles. Sempre recebo recados de outras prefessoras e alunos. É sempre bom estar em contato com os leitores, principalmente nas escolas, então quando a Deise Rocha me convidou para ir até a Escola Municipal Maria de Lourdes eu não tive dúvidas: aceitei na hora!

A ideia do evento era participar de uma entrevista com as turmas do quinto ano. Era a fase final do projeto que eles desenvolveram com a professora. E mais: eles não sabiam que eu estava indo lá! Era surpresa! A Deise Rocha conseguiu manter segredo total.

A escola era linda, muito organizada e arrumada. Todos os funcionários me receberam muito bem e me ajudaram a esconder para que os alunos não me vissem.

Enquanto estava escondida atrás de uma parede, os alunos no pátio respondiam a uma série de perguntas feitas pela professora Deise: e eles sabiam tudo do livro! Quando então a professora anunciou que eu estava lá, eles nem acreditaram. Só quando entrei.

Foi uma grande alegria, tanto para mim, quanto para eles. Contei um pouquinho da minha trajetória como escritora e depois respondi a várias perguntas. Inclusive, todas muito interessantes, o que prova que essa meninada do quinto ano está mandando ver. 🙂

E ainda teve uma baita surpresa: quando a entrevista acabou, um grupo de alunos fez um cover da música “A Última Tourada”, da Banda Mais Legal! Fiquei com lágrimas nos olhos. Foi lindo demais. (Não conhece a música da Última Tourada? tsk tsk tsk Pois fique conhecendo aqui)

Eu e a professora Deise com a Banda Mais Legal de São José da Lapa. 🙂

Mais tarde teve sessão de autógrafos. Fiz questão de autografar o caderno de todo mundo. Foi um trabalho árduo, mas valeu a pena por cada brilhinho no olho.

Rolou até uma sessão de fotos com cada turma. De presente para eles, deixei uma impressão com a capa do livro autografada para cada turma e um banner.

Foi um dia inesquecível. Não dá pra esquecer a energia de todos aqueles alunos. É muito emocionante sentir que fizemos a diferença na vida de leitores e é mais gratificante ainda quando esses leitores são crianças. Ganhei uma sacolinha cheia de cartas, uma mais linda que a outra. Mas mais especial ainda foram todos os abraços carinhosos que recebi. Estão todos de parabéns: se comportaram muito bem e ainda sabiam tudo sobre as aventuras de Anita e Pepe!

É claro que é preciso mencionar aqui o empenho da professora Deise Rocha, pessoa muito motivada, um exemplo vivo de que ainda há professoras na rede pública lutando contra as adversidades. Ela fez um projeto maravilhoso com seus alunos. Parabéns, Deise! Parabéns também à escola Maria de Lourdes, que a apoiou nessa empreitada e me recebeu tão bem. Parabéns à coordenadora Célia e à diretora Cida. Inclusive, ganhei até uma almoço vegetariano super especial!

Olha a organização da escola! Tinha até florzinha na minha mesa…

E esse dia não teria sido possível sem minha amiga de mais de uma década nussa!, Lu Morais. Que não só tirou todas as fotos, mas que também me ajudou na organização da entrevista e na hora da fila. Lu, não tenho nem palavras para te agradecer. Obrigada por estar a meu lado sempre. 🙂

Ah, nem precisa dizer que esse tempo todo do evento eu pensei no meu pai, Eugênio Sá. Não só porque foi ele quem criou a música e a história de A Última Tourada, mas porque ele é diretamente responsável pelo meu amor pelos livros. Pai, eu te amo muito!

Um beijo para todos de São José da Lapa! E que venham mais visitas!

Para mais fotos, acesse minha página oficial no Facebook ou a página oficial de A Última Tourada.

Sobre o Autor

Melissa de Sá administrator

Melissa é escritora e fica hiperativa com açúcar. É autora da distopia Metrópole: Despertar, publicada pela Editora Draco em 2016, e do livro infantil A Última Tourada, adotado em centenas de escolas no Brasil. Tem contos publicados em diversas antologias das editoras Draco, Buriti e Cata-vento.

7 Comentários até agora

Ana Beatriz FerreiraPostado em5:16 pm - jun 16, 2014

Olá,
nossa é muito lindo ver crianças envolvidas com o mundo da leitura. E as escolas tem um papel muito importante nessa formação.
Adorei seu post 🙂

Até mais

    Melissa de SáPostado em8:34 pm - jun 20, 2014

    Ana Beatriz,
    Sim, as escolas têm um papel muito importante nessa formação de hábitos de leitura. É bom ver que é possível.
    Que bom que gostou do post!
    bjs

Karen AlvaresPostado em11:41 pm - jun 16, 2014

Ah, Mel, que coisa mais linda esse evento. Maravilhoso demais ver você com essas crianças, recebendo esse carinho, é emocionante! Você merece, o livro é fofo d+! E, ao mesmo tempo, é incrível ver essas crianças tão envolvidas na história de um livro. Tudo de bom, esse post me deixou com um sorriso o dia inteiro!

    Melissa de SáPostado em8:34 pm - jun 20, 2014

    Obrigada, Kakazinha. Ainda mais por você ter me ajudado tanto com a revisão. 🙂

    Eu também fiquei muito feliz em ver todos eles envolvidos com a história. São essas iniciativas que me fazem acreditar que é sim possível envolver crianças e adolescentes com a leitura. É só usar a porta de entrada certa.

LiégePostado em3:04 am - jun 19, 2014

Que legal, Melissa! Deve ter sido muito emocionante. É nessas horas que, como professora, lamento o currículo engessado que temos que seguir quando lidamos com material apostilado. Projetos assim são muito enriquecedores. Já tentei fazer atividades bem mais simples no contra turno, mas fui vetada porque os pais geralmente reclamam de terem que levar os filhos fora do horário :(. É mole?

Enfim, parabéns!! É muito emocionante quando a gente consegue tocar essa garotada mesmo.

    Melissa de SáPostado em8:30 pm - jun 20, 2014

    Liége,
    Realmente, esse material apostilado que muitas redes usam é péssimo. Justamente porque obriga o professor a ficar só naquilo, sem poder escolher o que quer fazer. Sem comentários sobre esses pais que adoram uma apostila mas rejeitam qualquer coisa extra classe. É muito sem noção!

    Obrigada! Eu fiquei muito emocionada mesmo.

Uma conversa com Danilo Amorim, ilustrador de A Última Tourada | Mundo MelPostado em1:24 pm - set 1, 2014

[…] me manda perguntas no site do livro e mesmo nesse. Nos eventos literários que participo (como a visita à escola Maria de Lourdes), tem sempre uma pergunta sobre os desenhos. E os desenhos? São do Danilo, é o que sempre digo. […]

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: