Resenha de Filme: Água para Elefantes

porMelissa de Sá

Resenha de Filme: Água para Elefantes

Um filme sensível, um tanto dramático e um tanto fofo. Bom para assistir numa tardezinha fria comendo chocolate. Água para Elefantes rende duas horas interessantes nos fazendo pensar um pouco sobre a vida no circo no início do século XX e em como deve ser a relação homem/animal.

Uma abordagem no mínimo interessante. 

Jacob Jankowski (Robert Pattinson) perde tudo de uma hora para outra: sua vaga na universidade no curso de veterinária, seus pais, sua casa. Sem perspectivas, ele sai vagando ao lado do trilho de um trem e acaba entrando num vagão. O trem é na verdade de um circo e Jacob encontra ali uma oportunidade de trabalho como tratador de animais. É lá também que ele conhece Marlena (Reese Witherspoon), a grande estrela do circo e esposa de August, o ganancioso dono do circo que tem alguns problemas de controle de raiva.


Me surpreendi com esse filme. Pensei que seria mais uma história de amor impossível, extra dramática ao estilo Diário de uma Paixão (inclusive o início do filme aponta nessa direção com o velhinho contando sua história), mas o filme foca mais nessa questão dos animais, da convivência difícil no circo, a falta de dinheiro e a condição precária dos trabalhadores. Achei isso muito legal porque deu uma variada. Claro que tem a parte do amor impossível, mas isso não se tornou a única questão mostrada no filme. Inclusive são poucas as cenas entre Jacob e Marlena em que eles realmente demonstram algum tipo de sentimento um com o outro. Foi um diferencial, a meu ver. Inclusive o final também me surpreendeu, mas ainda não estou certa se gostei ou não (não vou contar o final porque é spoiler, mas se você já viu o filme, deixe seu comentário me falando o que achou do final :)).

Eu não diria que esse filme é excelente, acho que é um filme bom. Muito bem feito em termos de fotografia, figurino e maquiagem. Até mesmo a atuação de Robert Pattinson foi boa (sim, gente, ele consegue fazer uma cara que não seja de vômito). Quanto a Reese Whiterspoon, nem é preciso falar, ela é atriz de primeira. Gostei bastante também do Christoph Waltz como o dono do circo. Ele passou a dose necessária de loucura, raiva e melancolia que o personagem pedia. Mas a história não me arrancou do chão não.

Se eu recomendo? Sim. Principalmente se você gosta de filmes românticos e/ou de circo. Mas já digo que não é algo espetacular. É daqueles filmes que você lembra e faz “aaaah” quando alguém menciona, mas só isso.

Água para Elefantes foi baseado no livro homônimo de Sara Gruen que em 2006 ficou na lista dos mais vendidos do New York Times. Não me animei o suficiente para ler o livro, mas caso alguém tenha lido, comentários são bem-vindos a respeito da adaptação!


Sobre o Autor

Melissa de Sá administrator

Melissa é escritora e fica hiperativa com açúcar. É autora da distopia Metrópole: Despertar, publicada pela Editora Draco em 2016, e do livro infantil A Última Tourada, adotado em centenas de escolas no Brasil. Tem contos publicados em diversas antologias das editoras Draco, Buriti e Cata-vento.

5 Comentários até agora

Juliana PiresPostado em2:46 pm - abr 22, 2012

Já quase comprei o livro diversas vezes, toda vez que eu vou nas lojas Americanas está em promoção mas nunca levei por que fiquei pensando ser a historia de um amor impossivel, eu meio que não vou com a cara do Robert Pattinson, então sempre deixei passar.
Ponto positivo para a historia não ser focada só nisso, até me animei para ver o filme, acho o Christoph Waltz um excelente ator ainda mais para interpretar um megalomaniaco.

Mudando de Assunto:
Mel você sabia que a Intrínseca vai lançar The fault in our stars ainda no primeiro semestre desse ano? Estou tão feliz!!!!

    MelissaPostado em2:50 pm - abr 22, 2012

    Ju, dá uma olhada no filme. Eu não li o livro, então não sei se é focado no romance…

    Mas que ótimo que a Intrínseca vai lançar John Green! Já tava passando da hora de ter mais livros dele traduzidos aqui no Brasil…

Lucy (@lucy_skycats)Postado em11:05 pm - abr 22, 2012

Oi, Mel! Mta gente tem falado bem tanto do filme qto do livro. Eu acho que pela influência do Robert Pattinson eu meio que me recusei a assistir, mas como foi vc quem fez uma resenha positiva, acho que então vale a pena. hehehe
bjos bjos

rebekPostado em8:27 pm - maio 6, 2013

adorei este filme,ja li mais de 2 vezes e todas as que eu li eu me emocionei bastante
nota 10 este filme
este filme é show de bola

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: