Desafio Literário 2: A Grande Final

porMelissa de Sá

Desafio Literário 2: A Grande Final

E àqueles que pensaram que eu havia desistido e mudado pra outro planeta a fim de não ter que terminar esse desafio, eu digo que estão enganados: no dia 31 de janeiro, como prometido, terminei o desafio. E olha aí o post do twitter pra não me deixar mentir:

Pra quem quer refrescar a memória, o Desafio Literário 2 tinha como proposta terminar de escrever um livro até dia 31 de janeiro, não importando o número de páginas. Acabei me decidindo por escrever o livro FICÇÃO CIENTÍFICA que eu trabalhei no primeiro Desafio Literário. O Desafio Literário 2 foi uma empreitada com a Karen, do blog Eu, Papel & Palavras, mas a danada conseguiu terminar o livro dela com duas semanas de antecedência, olha só!

Confira as grandes emoções dessa final! 

No primeiro desafio foram 10034 palavras. Eu parei de escrever no capítulo oito. De acordo com meu plano original, seriam treze capítulos, então achei que poderia cumprir o desafio tranquilamente. Mas não é que logo na primeira semana de escrita eu decidi enfiar mais três capítulos nessa história? Obviamente, isso me custou mais tempo de trabalho. Na penúltima semana eu estava desesperada, mas dei um arranque final e consegui terminar no dia 31 de janeiro antes da meia-noite! Ufa!

Foram ao todo 30138 ao longo de 137 páginas em tamanho A5. O total do livro é de 54220 em 254 páginas. O gênero é ficção científica do tipo Low sci-fi (ou Baixa Ficção Científica), ou seja, há mais enfoque no lado psicológico e dramático do que no aspecto científico da coisa. A ideia é dar mesmo foque aos conflitos dos personagens em um mundo dominado pela valorização do intelecto. Já postei pra vocês aqui alguma coisa sobre essa história. Estão aqui os posts com protagonista & linhas gerais, uma cena emblemática, a sinopse oficialcomo a história surgiu e até mesmo um post sobre meu método de escrita!

Hoje vou falar mais sobre o estilo. Bem, eu diria que o livro é uma mistura de suspense com agst. O leitor não fica sabendo muita coisa  logo de cara, simplesmente acompanha a garota Andrella em uma rede de situações. A ideia é fazer tudo um grande quebra-cabeça que será compreendido no final. Ou não. hahahahahaha

Quanto a influências, eu diria que a maior influência é Stephen King. Sério mesmo. Não no quesisto terror, mas na coisa do drama e no desenvolvimento de personagens. Claro que tem outras coisas de autores que eu gosto e algumas influências que eu nem me dei conta até agora.

Enfim, o livro se chama Metrópole e agora estou no processo de registro na Biblioteca Nacional e depois vou procurar uma editora.

Obrigada a todos que me incentivaram nesse projeto, especialmente à companheira Karen. Não deixem de dar uma olhada no blog dela!

Sobre o Autor

Melissa de Sá administrator

Melissa é escritora e fica hiperativa com açúcar. É autora da distopia Metrópole: Despertar, publicada pela Editora Draco em 2016, e do livro infantil A Última Tourada, adotado em centenas de escolas no Brasil. Tem contos publicados em diversas antologias das editoras Draco, Buriti e Cata-vento.

6 Comentários até agora

Karen AlvaresPostado em5:28 pm - fev 6, 2012

Mel, que orgulho de você! Conseguimos, menina! Terminamos nossos livros e agora é mergulhar de cabeça, na cara e na coragem, na busca por editoras. Eu também vou me registrar, e aí é a loucura! hahahaha 😀
Se bem que toda aventura assim é uma loucura, mas é uma loucura boa!
E adorei o título! Ficou simples e perfeito. Já deu a idéia do livro. Gostei mesmo!!!

    MelissaPostado em10:13 am - fev 7, 2012

    Sim, foi uma aventura boa! E temos que fazer isso mais vezes. Quem sabe ano que vem sai outro livro? hahahahaha

    Que bom que gostou do título. A ideia era mesmo ser uma coisa bem simples que desse a ideia da história.
    bjs

NiviaPostado em9:01 pm - fev 6, 2012

Tá vendo? Você conseguiu! E antes da meia noite! =D
Vocês são um orgulho e exemplo pra nós. Porque precisamos acreditar nos nossos talentos e seguir em frente!
Fiquei muito curiosa com seu livro, e espero lê-lo em breve, publicado e todo chique!
Parabéns!!! Também adorei o título, não acho que precise mais do que isso.
Uma pergunta: como é ficção científica, tem mundo alternativo e tal… você pensa em uma continuação ou não? Sei que é cedo pra perguntar, mas achei válido. Agora normalmente se fazem continuações de distopias, então queria saber se tem a mesma pretensão. ^^

Beijos!

    MelissaPostado em10:17 am - fev 7, 2012

    Nika, nós precisamos mesmo acreditar no nosso próprio potencial e não ter medo de trabalhar duro. Escrever é um troço difícil, mas muito compensador. É muito bom ver que no final temos um trabalho concreto. Foi bom pra mim porque desengavetei uma história que estava parada a séculos…

    Quanto à continuação: tem continuação sim. Porque a história ficaria muito grande se fosse tudo num volume só. E eu particularmente gosto do formato série. XD

    Ah, eu fico mega feliz que você esteja curiosa pra ler! Sua opinião é mega importante pra mim!

    bjs

Juliana PiresPostado em3:32 pm - fev 10, 2012

Estou feliz por ter conseguido terminar o livro em tempo. Gostei do enredo do livro, adoraria lê-lo. Conseguiu cumprir o desafio em tempo e ainda concluir um projeto pessoal, parabens!!!!

    MelissaPostado em10:27 pm - fev 10, 2012

    Ai Ju, é sério? Poxa, fico feliz que você tenha ficado com vontade de ler. Essa é a ideia!

    Foi difícil cumprir o desafio no prazo, mas consegui e muita coisa foi com o apoio de vocês, viu? É bom saber que tem gente torcendo pela gente… 🙂

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: